10/10/2013

||| da minha janela vejo mundos...


||| ... da minha janela vejo os mundos. esta é a vista da janela de uma das minhas salas de aula. para além de ser uma vista fantástica é também um cenário. um mundo para a observação de mundos. eu, se fosse aluno, estava sempre sentado à janela. só para ver estes mundos. mas aquele espaço, lá dentro, é uma sala de aula. típica. mesas e cadeiras em linha. quadro à frente. secretária do professor. e sempre que entro na sala penso que gostava de ter outra sala de aula. que ao chegar, fossem os meus alunos e eu a dispor a sala em função do trabalho que temos pensado para aquele dia ou aquela aula. porque quase sempre que entro na sala penso que não é assim que queria que estivesse a sala. preferia ter as cadeiras guardadas num qualquer lugar. e mesas com rodas para as mover em função do trabalho. porque uma aula não é estática. porque não queremos sempre a mesma coisa nos dias pensados como aulas. se eu e eles fossemos construtores do espaço que vamos ocupar em noventa minutos tudo seria mais vivido, mais simples, mais acolhedor dos desafios. mas que tempo seria esse em que tal coisa seria possível...