21/10/2013

||| do pensar uma aula para depois de amanhã...


||| ... pedagogia: esta é uma aula para ser trabalhada em duas fases. a primeiro é composta por esta aula e a segunda pela próxima aula cujo conteúdo partilharemos para a semana. é uma aula de confrontos. de reflexão. de construção de um mote para uma conversa em jeito de aprendizagens pela dúvida.


||| ... metodologia: o professor começa por pedir aos alunos, no momento inicial da aula, que se coloquem numa posição confortável ou de escuta atenta. assim que as condições de silêncio e concentração reunidas lê uma carta. pode ser qualquer carta. mas tem que ter a forma e o conteúdo de uma carta escrita de alguém para outro alguém. de preferência um autor consagrado. dá-se como exemplo as cartas de amor de fernando pessoa a ofélia queiroz. depois de terminada a leitura lança imediatamente o desafio entregando uma folha em branco a cada aluno. escrevam uma carta a vocês próprios mas pensado que estão daqui a cinco anos. o tempo é relativo e podem ser encontradas outras soluções, como por exemplo, indicar o fim de ciclo ou fim de ano lectivo. depois de escrita a carta o professor entrega o envelope. os alunos preenchem. pode ser a morada da escola e o seu nome ou a morada pessoal. esta é uma opção do professor. por experiência e reserva de privacidade o contacto da escola é uma boa opção, para impacto de mudança e surpresa a morada pessoal é melhor. escrita a carta, sem o professor ou qualquer outra pessoa lerem, os alunos colocam a carta dentro do envelope e fecham. entregam no final ao professor que as coloca no correio para envio em correio normal. na segunda parte da aula o professor pede aos alunos, organizados em grupos de dois ou três elementos, para criarem um questionário com cinco perguntas. sobre o que querem saber no âmbito dos conteúdos e/ou assuntos curriculares. essas cinco questões devem incidir sobre elementos muito concretos e respostas muitos simples e breves. o objectivo seguinte é o que cada grupo ir colocar essas questões a dez a vinte pessoas e registar as respostas. a aula termina quando os alunos tiverem conseguido, fora da sala de aula [acompanhados ou não/depende do nível etário] reunir o número de respostas pedido. na próxima aula, cuja organização partilharemos aqui em breve, os alunos serão os comentadores dos resultados obtidos.

||| ... esta aula tem como tema: os outros. a primeira actividade potencia a reflexão em torno do eu como outro. o eu que define os objectivos e se projecta no futuro. um outro que sou eu e que ajuda na construção da identidade. a segunda actividade visa os outros como massa crítica de gente que olha para nós. e que tem um conjunto de conhecimentos. que conhecimentos são esses, apreendidos na escola ou por outra via formal ou informal é o objectivo deste exercício. deverá ser desconstruído pelo professor na aula cujo conteúdo revelarei em breve. permite ver e dar a conhecer aos alunos aquilo que os outros julgam como conhecimento em função do conhecimento científico actual e actualizado. permite analisar e diferenciar o que é o senso-comum, o mito ou a inverdade em confronto com o conhecimento teórico e científico.