11/10/2013

||| do que não sei e gostava de saber...


||| ... pensar uma aula. preparar, não. planificar, muito menos. pensar. uma aula é um exercício vivo e livre. as barreiras são os limites do conhecimento. pensar. primeiro o conceito. o ponto de partida. muito bem definido. quero ensinar isto. este conceito. este facto. estas coisas. depois o como. vinte e cinco pessoas (alunos, não. pessoas). e o canivete suíço de estratégias. não uma. no mínimo quatro. pensadas. quatro formas de ensinar aqueles conceitos, factos, aquelas coisas. meter tudo no saco para levar. acordar de manhã cedo. estado de espírito, check. tempo: chove, faz sol, check. chegar à escola. respirar fundo. sentido os sons, o ambiente do dia. ouvir os bons-dias. as primeiras perguntas. algumas dúvidas. olhar para o saco com quatro ideias. entrar na sala. olhar para aquelas vinte e cinco pessoas. sentir o que procuram naquele dia. naquela hora. perguntar: por onde querem começar hoje: ó professor, estamos cansados. ó professor gostou das fotos? ó professor, o que é que vamos fazer hoje? tudo indicações para a escolha. tomar a decisão. fechar a porta. encher o peito de ar para acompanhar a procura de um sossego inicial. começar... a escolha feita é agora um desafio para noventa minutos. começa a aula...