02/10/2013

||| é preciso ler para saber...


||| ... antónio lobo antunes, disse numa entrevista sobre o "gosto" pela leitura que tinha aprendido a gostar de ler pelas aventuras em quadradinhos do mandrake e flashgordon. que não fazia sentido a primeira abordagem ser uma "eneida" ou os "lusíadas". quando era novo lembro-me bem dos meus primeiros livros de quadradinhos, a banda desenhada. disney estava na moda e o tio patinhas era o meu favorito. principalmente por causa da maga patalógica que eu achava que tinha mesmo poderes mágicos. e hoje? hoje os livros de quadradinhos quase desapareceram das mãos dos meus alunos. é por isso mesmo que numa próxima aula vou levar a obra obrigatória para este primeiro período. vão mesmo ter que a ler. vão ter que ler, de uma ponta à outra, uma aventura de um livro de quadradinhos à sua escolha. levarei um saco deles para a aula e cada um poderá escolher um. vou começar por aqui. lembro-me bem de começar assim numa escola onde dei aulas e terminar o ano com os alunos a lerem pedaços do elogio da loucura... tentar não custa. veremos...