02/10/2013

||| livro: bastardos do sol...


||| ... se a leitura é um elemento fundamental para a aprendizagem, também o é o esquecimento. ter a capacidade de esquecer. e ao esquecer, recordar, relembrar, refazer o que um dia se leu, ouviu ou encontrou no meio de papeis. como professor, em contexto de sala de aula, esqueço-me sempre de dizer de onde surgem as ideias ou as frases ou mesmo o conhecimento que partilho. e muitas vezes os meus alunos me perguntam: como é que o professor sabe isso? eu devia ter, na ponta da língua, a resposta: porque li este livro, porque vi neste filme, porque me ensinou esta pessoa. seria tão mais simples para os meus alunos saber qual a fonte onde bebi o que sei. assim foi com uma pergunta que me fizeram. como é que o professor sabe isso, perguntou um aluno. a resposta foi: porque li o livro bastardos do sol de urbano tavares rodrigues quando tinha pouco mais do que a tua idade. e reforcei com um pouco de verdade. estava na estante da casa dos meus pais. fui lá, li algumas partes. nunca o li todo. mas o que li ficou guardado em mim como conhecimento. este mesmo que agora serve para te responder... e ele percebeu. e eu lembrei-me da importância do esquecimento para ensinar...