08/10/2013

||| uma aula [não] preparada...


||| ... pedagogia: ensinar o conceito - património. ensinar o conceito - espaço social. ensinar o conceito - cultura local/regional. de como podemos numa aula de noventa minutos ensinar isto tudo sem definir teoricamente um conjunto de conceitos que são para ser vividos mais do que entendidos. 

||| ... metodologia: numa aula anterior pedir aos alunos para trazerem máquina fotográfica. [telemóvel também serve mas lembrar de o carregar e ter espaço na memória]. definir um percurso que passe por dois a três espaços de referência patrimonial na cidade/local. esse percurso deve ser feito pelo professor antecipadamente e não deve ter a duração, feito a pé, de mais de trinta minutos. os alunos em trabalho demoram mais vinte a vinte cinco minutos com pausas, explicações e outras situações e este exercício precisa de tempo para contemplação dos espaços/situações. definir três a quatro momentos de paragem em locais históricos ou patrimonialmente interessantes. sair com os alunos da sala tendo este conhecimento das regras: o trabalho é feito a pares. podem tirar o número de fotografias que quiserem. dessas, no final terão que escolher duas. dessas duas, o professor irá escolher uma [sem os alunos saberem qual é] para o próximo trabalho em sala de aula. até ao primeiro momento de paragem o desafio dos alunos é tirar fotografias a espaços abandonados, vazios ou sem pessoas. na primeira paragem mudam as regras. novo desafio. tirar fotografias a pessoas apaixonadas ou que expressem solidão. é importante falar e registar com os alunos o património dos afectos e sentimentos. terceira paragem programada, mudam novamente as regras. os alunos devem fotografar somente portas e janelas de casas sem qualquer referência histórica. e por fim, última paragem antes do regresso à sala de aula, mudam pela última vez as regras. devem fotografar-se a si próprios nos espaços da cidade/local. os alunos devem enviar ao professor, por email, as duas fotografias escolhidas de todas as que tiraram independentemente do tema/assunto/desafio excluindo as que tiram a si próprios.

||| ... este é um exercício em duas partes. a parte seguinte será descrita na próxima semana. é um exercício em sala de aula com as imagens produzidas. importa salientar que os alunos podem e devem falar com as pessoas. pedir autorização para fotografar. o professor tem aqui um terreno fértil para inserir conceitos como a privacidade. os direitos individuais e o património individual/história de vida. e depois, deixar fluir as conversas... deixar o tempo passar... deixar todos contemplarem os espaços e os outros... é simples...