05/11/2013

||| uma aula pelo exemplo visual...


||| ... pedagogia: esta aula resulta como modelo de processo de aprendizagem para os alunos enquanto intervenção cívica e trabalho de aprendizagem de intervenção artística em comunidade. representa um momento de trabalho individual mas de impacto colectivo. é sempre pensado como elemento introdutório no contexto de desenvolvimento de trabalho criativo de intervenção e não para ser feito com o tempo total de uma aula. pode ser pensado para o espaço de tempo máximo de vinte a trinta minutos de uma aula de noventa minutos ou mais. a segunda parte da aula será sempre de trabalho em grupo de investigação ou criação.


||| ... metodologia: o professor leva consigo folhas de papel, fita cola (fraca) e tesouras. no início da aula pede aos alunos para colocarem a cabeça entre as pernas e fecharem os olhos. deixa correr o tempo de dois a três minutos até se fazer silêncio. depois pede aos alunos, ainda nessa posição, para pensarem em cinco frases que gostariam de ouvir logo ao acordar e que ajudassem a tornar o seu dia um pouco mais feliz. terminado este tempo que tem que ser relativamente curto o professor diz que os alunos terão trinta segundos para escrever as frases numa folha de papel. os alunos escrevem. escritas as frases o professor pede para trocarem as frases escritas com o aluno do lado direito. novamente o faz depois desta troca com o aluno da frente. findo terem trocado as folhas de papel o professor pede para os alunos escolherem uma das cinco frases que estão na sua posse. feito isto, devem reescrever a frase começando como: espero que o teu dia seja... após escolhida a frase o professor distribui aos alunos cinco a dez tiras de papel branco onde os mesmos devem replicar esta frase agora construída. feito todo este processo o professor indica aos seus alunos para irem colar pela escola as frases e regressarem à sala. 
podem, após este desafio ir um pouco mais além pois neste caso não existe observação do comportamento humano face à alteração da rotina dos espaços. pode o professor distribuir três folhas de papel branco e pedir aos alunos para escreverem no centro: olá eu sou o/a. tenha um bom dia. ou derivações desta ideia. no final os alunos dobram a folha em quatro com a mensagem no seu interior. o professor acompanha os alunos à rua ou ao espaço da escola onde sem falarem terão que entregar essas folhas e observar o comportamento das pessoas. este exercício funciona muito melhor se for feito no espaço público da rua com pessoas em passagem ou desconhecidas. faz depois o professor uma leitura do comportamento social/cultura de relações de civilidade em comparação, por exemplo, com épocas históricas diferentes ou culturas de comportamento diferentes.

||| ... esta aula tem como tema: o comportamento social nos espaços. se a alteração do contexto visual leva a comportamentos diferenciados. permite colocar os alunos a questionarem o limite do impacto do seu próprio comportamento e interacção/consequência no espaço e nos outros.