18/11/2013

||| a guerra dos mundos numa aula...


||| ... pedagogia: a comunicação e a manipulação da linguagem e da mensagem é o propósito desta aula preparada como um desafio de nível complexo. para além do conhecimento do ambiente social e do poder da observação são trabalhadas técnicas de enquadramento da linguagem histórica assim como modelo de dramatização e oratória.

|||| ... metodologia: o professor apresenta aos alunos fazendo o enquadramento histórico, literário e narrativo da intervenção radiofónica criada por orson welles [a guerra dos mundos] o desafio para a aula. este será realizado em grupos de cinco ou seis elementos e tem um grau de complexidade elevado. os alunos devem, em grupo, criar uma narrativa de enquadramento histórico num tema contemporâneo que possa influenciar o comportamento em sociedade de pessoas suas desconhecidas. esse tema deve ser claro, objectivo e ter uma narrativa simples e que os alunos devem construir com base nos princípios dos textos jornalísticos ou noticiosos. feita a escolha do tema, os alunos devem pensar, em grupo, num suporte publicitário/de intervenção pública para o mesmo. poderá ser um discurso público, folhetos, cartazes ou qualquer outro tipo de suporte que permita a intervenção pública em média escala. pode até ser uma pequena dramatização de situação enquadrada social e historicamente ou utilizando o [des]conhecimento de momentos dramáticos e históricos para serem recriados conduzindo a reacções cívicas inesperadas. após esta criação deverá ser feito um pequeno ensaio/teste entre os grupos. o professor acompanha os alunos para um contexto aberto de intervenção onde vão levar a cabo as suas intervenções por grupo. [note-se que os elementos oficiais da escola devem estar informados deste desafio para não haver intervenções imprevistas]. os alunos realizam as suas criações e devem, no final, explicar aos participantes desconhecidos que se tratou de um exercício. deve o professor no final de cada momento criado fazer uma abordagem de desconstrução dos comportamentos fazendo uma análise sociológica dos mesmos em reflexão com os alunos.

||| ... esta aula tem como tema: a cultura social e a relação comportamental e cívica da sociedade contemporânea face ao imprevisto. é uma aula que permite aos alunos perceberem como as massas podem ser manipuladas e como a história prova que essa forma de manipulação sempre foi usada para a gestão do comportamento individual e colectivo. é uma aula onde o desenvolvimento de técnicas de comunicação é muito acentuado.