26/11/2013

||| uma aula sobre percepção...


||| ... pedagogia: a percepção que temos sobre os factos torna-se num dos principais instrumentos da análise da sociedade e da história criando representações mais do que leituras concretas sobre o conhecimento a produzir. esta aula é um instrumento de reflexão pela criação que permite aos alunos questionarem a realidade do conhecimento social e histórico actual partindo da leitura e percepção da construção do conhecimento e da arte.

||| ... metodologia: o professor prepara a sala colocando nas paredes folhas de papel branco [preferencialmente papel cavalinho] e lápis de carvão ou carvão de desenho ao nível do olhar/rosto dos alunos. o número de folhas deverá ser para que os alunos estejam em pares em trabalho prático. um dos alunos é convidado a ficar em frente à folha de papel colocando o braço e a mão esquerda atrás das costas. o aluno em par com esse deverá colocar-se em posição que permita escrever/desenhar uma figura na palma da mão do aluno que está virado para a folha. assim que o aluno começar a desenhar na palma da mão do colega este deve tentar reproduzir o desenho da mesma forma que está a ser feito na folha que tem à sua frente sem nunca falar ou ver o que está a ser desenhado na sua palma da mão. terminado o desenho/escrita os alunos comparam o que está na sua mão com o desenho feito no papel. podem inverter [ou não] posições e repetir a actividade. deve depois o professor colar numa parede um pedaço de tamanho alargado de papel de cenário. no centro do papel de cenário desenhará um círculo de tamanho médio colocando no centro a palavra percepção. cada aluno deverá então desenhar fora do espaço deste círculo aquilo que ainda se encontra na palma da sua mão. um dos alunos deverá então convidar outro professor ou colega que não tenha estado na sala a comentar aquela "obra". deixa o professor ou aluno convidado fazer a sua análise até ao fim e no final todos explicam o processo de criação da "obra". 

||| ... esta aula tem como tema: a percepção e a construção do conhecimento/arte. permite aos alunos reflectirem sobre como se faz a leitura da realidade e como a percepcionamos se não usarmos os sentidos, o conhecimento e a análise racional e comparada. permite ainda questionar a produção do conhecimento de uma forma interpretativa mais do que pela apropriação directa sem questionamento. permite aos alunos perceberem que o conhecimento tem sempre uma leitura de perspectiva e em construção, assim como, permite sempre o questionamento sobre o adquirido.