16/12/2013

||| a caixa escondida no sótão...


||| ... às vezes quando entro na escola, nesta altura sem alunos, oiço dizer: "que bom!..." eu penso: "que tristeza.". é ver aquele espaço sempre cheio de coisas a acontecerem sem nada. só cercada de funcionários sem forma de funcionarem para além das obrigações estranhas de uma burocracia completa. novamente aqui sou um privilegiado. tenho a papelada reduzida ao mínimo. também porque não uso quase papel. tenho um bloco de notas. daqueles que toda a gente tem. um caderninho. lá escrevo o que quero registar dos meus alunos. primeiro nome, turma e mais nada. depois nos tempos em que a escola passa a instituição eu passo a funcionário e isso cria em mim um desconforto completo. deixo de saber o que fazer. falta-me sempre preencher não sei o quê. chamam-me sempre a atenção do sumário deixado por escrever, do formulário deixado por preencher, das coisas e mais coisas que são precisas fazer. e desligo. cumpro para não dar chatice a quem depois as terá por eu não ter feito aquilo que dizem ser um dever de um bom funcionário. é que eu sou professor. e o meu olhar e pensamento nunca vê uma sala de aula como sala de reunião. estou sentado a pensar em aulas. às vezes em salas onde nunca estive. se eu desse aulas aqui faria isto e isto e isto... e chamam-me. olha colega [eu deles e eles meus, dizem] faltam umas cruzes aqui. cruzes canhoto. ó pá, não tenho caneta. não trouxe nada para a reunião. só o caderninho. é pá... e agora? agora peço ao colega do lado a caneta. é que a lápis não pode ser. e faço umas cruzes. tem que ser. cruzes. por anarquismo racional não faço cruzes. faço uma bolinha. apeteceu-me. apetece-me sempre fazer bolinhas em vez de cruzes. o sistema não suporta. não compreender bolinhas. só cruzes. corrector, alguém tem? não. ficam as bolinhas que deviam ser cruzes. vitória, penso! grande vitória. para a próxima faço um triângulo e o computador rebenta... e assim é o tempo em que a escola é uma máquina, uma instituição. voltará em breve, a ser escola, depois deste pequeno intervalo...