27/01/2014

||| o tiago mandou-me um email...


||| ... o que é que podemos realmente fazer para que os alunos "pensem" durante uma semana? era a pergunta que vinha no email que o tiago me enviou. o tiago é presidente da associação de estudantes de uma escola secundária onde recentemente fui orientar um momento sobre leitura de imagens para uns simpáticos setenta e tal alunos. no final chegou ao pé de mim e disse quem era e ao que vinha. queria pedir-me ajuda. tinha gostado do que havia ouvido nos noventa minutos de exploração de ideias que tinham acabado com algumas actividades pelo meio que faço sempre porque ninguém [nem eu] aguenta já ouvir outro alguém falar durante noventa minutos. gostou. no final eu disse-lhe que me podia enviar um email a explicar o que queria de mim. e assim foi. recebi o email. respondi: vou desenhar umas ideias e para a semana envio-te para avançar. foi o que me ocorreu. é pouco, eu sei. mas foi o que me ocorreu. gostei tanto do desafio que me apetece fazer tudo para que o tiago tenha a sua semana para colocar os seus colegas a "pensar". e eu nem sou professor do tiago. e não serei. não terei essa oportunidade. logo ele me respondeu: muito obrigado por responder. vou lançar o projecto também no nosso grupo da associação de estudantes para termos uma boa equipa a trabalhar para isto. acho curioso isso. ele talvez fosse pensando que eu não iria responder a este repto. geralmente é assim. dizemos que ajudamos e depois fica tudo por ali. mas não. quero mesmo ajudar o tiago, que nunca será meu aluno, a ter a sua semana de pensadores. acho nobre a ideia. não me pediu coisas. pediu-me uma ideia. o tiago é uma pessoa em construção que gostei de ver com esta força presidencial de querer mudar as coisas. nem que seja por uma semana. só por isso já valeu a pena ter aceite, no meio de uma semana interminável, o desafio de uma colega para ir à sua escola dar esta aula. e agora resta-me o meu bloco e o procurar ideias. para o tiago. para pensar...