17/09/2014

||| aula dois, ou a construção de algo...


||| ... pedagogia: a construção de uma lógica de turma, de grupo, de confiança e segurança é fundamental para o trabalho em contexto de sala de aula, assim como, para preparar os alunos para desafios individuais e colectivos a realizar ao longo do ano. nesta aula a lógica da interacção pedagógica é essencial para a dinâmica construtiva de elementos comuns necessários à construção colaborativa do conhecimento para desafios futuros.

||| ... metodologia: esta é uma dinâmica que exige alguma preparação inicial por parte do professor. o exercício tem a duração máxima de cinquenta minutos. o professor deve arranjar quinze vendas para os olhos [para trinta alunos], um balde e giz. a aula decorre no exterior em espaços comuns e termina na sala de aula. num espaço comum [recreio, pátio, etc...] o professor diz aos alunos para se colocarem em pares e em fila indiana. a ideia da fila indiana remonta ao principio de auxilio mútuo e confiança. e será isso que se explorará com esta dinâmica. dois a dois e em fila, o professor distribui uma venda a cada par de alunos pedido para um colocar a venda. o outro deverá guiar o parceiro numa caminhada que é liderada pelo professor em passo lento e cadenciado. feita esta primeira caminhada, trocam os pares e repetem. devem depois fazer a mesma coisa, repetindo o caminho mas com o par apenas a tocar no ombro do parceiro para o guiar, tocando do lado direito para virar para a direita e do lado esquerdo para virar para a esquerda. repetem o caminho. findo isto, o professor traça no chão um linha com o giz fazendo um caminho com uma distância razoável. poderá e deverá ter curvas e uma lógica de caminho determinado com princípio e fim. coloca o giz que resta no balde e dá ao primeiro aluno na fila que deverá caminhar de costas sobre a linha guiando o parceiro apenas com o som do giz a bater no balde ao chocalhar este. chegando ao fim da linha passa o balde ao colega até conseguirem todos terminar o percurso. findo isto está terminada a aula. geralmente faço mais uma actividade ainda com estes recursos. à porta da sala coloco os alunos todos de olhos vendados e digo que devem entrar na sala, fazendo o menor barulho possível, sentando-se numa cadeira. repetem até haver o menor número de ruído possível. este é daquelas actividades em que o professor terá que demonstrar abertura e boa gestão dos comportamentos mas cujo resultado é mais importante do que pode parecer no final da sua realização.

||| ... esta aula é sobre: as relações e a formação do espírito de turma, assim como, a gestão dos comportamento por via da observação directa/experimentação. tem como base uma aprendizagem em contexto participada, reportando a uma lógica de confiança e segurança no e em grupo/turma.

Sem comentários:

Enviar um comentário