26/09/2014

||| o que se ensina com mais um papel?


||| ... expliquem-me, com clareza, qual o ganho de mais uma tabela para mais uma números para a aprendizagem dos meus alunos. expliquem-me, porque tenho que estar mais umas valentes horas a preencher mais uma coisa inútil para comunicar uma coisa que uma conversa de cinco minutos chegava para descrever com muito maior eficiência. expliquem-me para que serve mais uma planificação toda bonitinha numa tabela para ir parar a um dossier e aos emails de toda a gente que não consegue ter mais tempo para ler mais uma coisa. e mais as metas. e mais as normas. e mais as notas informativas. e mais as circulares. e mais as leis. e mais as notas. e mais papelinhos e o email cheio de coisas destas. apetece só fazer uma coisa: lixo. o meu lixo no computador diz: para esquecer! e devia mesmo ser assim. arrancar isso tudo. desfazer isso tudo. voltar a ter uma boa mesa, com boas cadeiras e boas conversas. tempo para isso. substituía muitos papéis inúteis. e em menos tempo. e com muito mais humanismo. e com muito mais veracidade. e com muito mais utilidade. mas não. mais um papel. com mais uma tabela. para mais uma estatística. resumiram a educação a isto. infelizmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário