23/09/2014

||| uma aula para [r]ensinar as palavras...


||| ... pedagogia: a construção e utilização de um vocabulário rico e explicativo/ilustrativo é determinante para a aprendizagem científica, assim como, para o desenvolvimento do conhecimento sobre o mundo. a lógica desta aula é exactamente o de explorar pedagogicamente a palavra como instrumento de aprendizagem.

||| ... metodologia: o professor preparar previamente um conjunto de imagens [6 a 12] com objectos ou espaços imaginários. [podem ser retirados de um filme de ficção científica ou de uma produção de autor/artista]. no início da aula o professor escreve um conjunto de conceitos/termos/palavras de difícil interpretação pelos alunos [depende do grau e do nível]. distribui depois um jornal por mesa [um jornal/dois alunos] , cola e uma tesoura por mesa. projectava a imagem pede aos alunos para recortarem partes de palavras, letras ou similar que formem uma palavra inventada. no entanto, terão que ser capazes de explicar a composição da palavra criada. com a imagem projectada pede aos alunos que digam as palavras criadas e as expliquem por ordem, assim como, a sua composição. pode criar um mural de "novas" palavras e seus significados. no final, revela a formação das palavras que tinha colocado no início da aula para análise e explica a sua composição. podem, os alunos, criarem ainda um texto final com as palavras inventadas.

||| ... esta aula é sobre: a utilização do processo criativo para a percepção da composição das palavras para apropriação do seu significado. o uso de novos conceitos/termos/palavras permite uma melhor percepção do conhecimento e da realidade, bem como, valoriza a apropriação de mais rico e esclarecedor vocabulário.

Sem comentários:

Enviar um comentário