06/10/2014

||| estar a pensar. este modelo não serve. ponto.


||| ... ponho-me a pensar. eu sei. este modelo de escola trouxe-nos, enquanto civilização, até aqui. eu percebo o medo e mudar uma coisa que nos trouxe até aqui. percebo mesmo. evoluímos nos últimos séculos, cientificamente, como não o fizemos em séculos anteriores. por causa da escola. com este modelo. sim. e tenho só cinco minutos para pensar isto. eu sei que é o medo de mudar que nos faz estar presos aqui. e as certezas do que já foi alçando. mas antes da escola ser o que era também havia outra coisa. mudou-se. e agora, não são os concursos de professores que estão mal. nem os exames. nem o ministério. nem nada. é mesmo tudo. e ponho-me a pensar. se não seria tempo de mudar, mesmo tudo. o modelo, a forma e as formas. o sistema em si. não era deitar para o lixo o que nos trouxe até aqui. nem viver felizes com experiências piloto que nos provam que é possível fazer diferente. é mudar o sistema por completo. o modelo com que fazemos as coisas. só tenho cinco minutos para pensar isto. mas percebo que estamos entre isto. entre o medo de mudar o que nos trouxe até aqui e a necessidade imperativa de o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário