10/11/2014

||| rebentar com o sistema educativo...


||| ... sempre fui daqueles professores que acredita que o sistema precisa mudar. e mais do que acreditar, tento, todos os dias mudar o sistema por dentro. mas tenho que confessar que hoje dei por mim a desejar que a coisa rebente. que se torne ingovernável. que deixe de fazer lógica a todos os que estão dentro e fora dele. que deixe de ser funcional. que deixe de dar resposta a tudo e a todos. e recentemente disse que gostava que isso, esse "rebentamento" se pudesse dar nas minhas mãos. nas nossas mãos, como professores, hoje. porque se segurámos tudo até aqui, sabemos o que fazer quando for preciso reconstruir a escola. e se, tantos anos depois de começar ainda tento mudar as coisas, sei também que há em mim esse secreto desejo. de ser no meu tempo que verei os professores a serem chamados a reedificar a escola. que tanto precisa de ser refeita. a reedificar o educar e o ensinar. que tanto precisam de ser refeitos. e secretamente, em segredo, hoje desejei isso. mas como amanhã é mesmo outro dia igual a este que agora termina, resta-me continuar a tentar mudar as coisas. mais um dia de cada vez. mais uma coisa, de cada vez. sempre.

1 comentário: