07/02/2015

||| da desumanização de tudo na escola...


||| ... às vezes lembro-me da primeira vez que um miúdo chegou ao pé de mim e disse: professor, tenho fome. ou das histórias contadas em reuniões onde a fome, o abandono, a violência e a miséria eram um pano de fundo. uma constante. mas a desumanização, não. agora há tudo o que havia, com uma brutalidade ainda maior. há sempre alguém que faz um comentário: não podemos ajudar todos. ou que fecha os olhos. ou o assunto. deixámos de ver. de olhar. de sentir. são "casos". temos mais um caso. deixamos o nome de lado. é um caso. falamos das "entidades" que terão que actuar. nós, não. e nós, ali tão perto, e eles, miúdos somente, sem ajuda. desumanizamos a escola, todos os dias, com procedimentos. com organizações que são "chamadas a intervir" mas quando chegam é tarde. e nós ali. e penso naquele miúdo que uma vez, a primeira vez que ouvi tal coisa, me disse: professor, tenho fome. e eu fui almoçar com ele na cantina da escola. às vezes lembro-me dele. porque se não me lembrar dele não me lembro que eu estou ali, naquele momento, e posso fazer alguma coisa por algum miúdo na escola...

Sem comentários:

Enviar um comentário