18/02/2015

||| estar sentado é um direito...


||| ... estar atento. é um direito. estar sentado. é um direito. eu sei, sei o que escrevi. direito, sim. não é um dever. olhou para mim com olhar estranho. pensa-se que no ensino superior não há indisciplina. não é verdade. há. vestida de pequenos ou grandes gestos. mas há. e no ensino básico e secundário também. indisciplina. e mais do que isso. falta de regras e de educação. mas isso são outros pensamentos que já aqui partilhei. voltamos ao direito de estar atento e sentado. e não ao dever. a obrigação é sempre um peso. cumprir um dever não é "moderno". é por isso que a atenção e a concentração são um direito. a civilização conquistou esse direito para ser usufruto de todos nós. eu, como professor, e tu como aluno. é um direito que tens. que te é dado. foi uma conquista mas agora é algo que te é dado. que tu podes ou não cumprir. um direito. que tens. ficou a olhar para mim ainda mais tempo. é tão difícil quando alguém que está na posição de professor muda a ordem "natural" das coisas. é isto que me assusta. que mais do que quietos e calados estejam adormecidos. sem direito. sem dever. só porque o sistema todo está feito para que a obediência seja algo de mais importante do que a livre tomada de decisão. bem dizia o filósofo maldito que esta coisa de dar direitos é uma experiência demasiado estranha para se fazer na escola... 

Sem comentários:

Enviar um comentário