02/03/2015

||| aqueles que não sabem ensinar...


||| ... é tudo uma questão de perfil. faço esta nota prévia. ao longo dos anos que tive como professor sempre percebi isso. é preciso ter perfil para alguns desafios. é tão difícil ser professor numa turma de bons alunos como de maus alunos. sinceramente, sempre fui um professor com um perfil para desafios complexos. os bons alunos não são o meu forte. nem é terreno onde me sinta verdadeiramente bem. acho que cada um de nós, que entra numa sala de aula, deve ter isso em mente. que somos melhores num contexto do que noutro. com um tipo de desafios do que com outros. isso não nos faz melhores ou piores professores. faz só como que, cada um de nós, tenha um lugar onde se sente bem. o pior, o erro, está na troca desses lugares. quando me colocaram numa turma de excelentes alunos não consegui mais do que os manter como tal. sabia que qualquer outro com perfil para ali estar teria feito muito melhor do que eu. não me acho um mau professor. mas fui. porque podiam, aqueles miúdos, ter tido melhor. é talvez por isso que achamos que há "maus" professores. porque estão no lugar errado e não na profissão errada. isto não é tido em conta num sistema que só vê números. mas isto, isto sim, podia fazer toda a diferença na escola que temos e na que desejamos. um perfil, um professor, uma turma, um desafio. talvez seja por aqui que algo pode mudar. é que há, algumas pessoas, alguns professores que estão, definitivamente, no lugar errado...

Sem comentários:

Enviar um comentário