26/04/2015

||| não sabem pensar, na escola...


||| ... foi mal feito o remendo. afinal, diz mais um estudo com resultados evidentes para quem está dentro da escola todos os dias, que eles não sabem. eles são os miúdos. eles são só miúdos. a geração do livro de instruções. que nem isso sabem ler. ou melhor, descodificar. são miúdos habituados a cumprir instruções. simples. não foram ensinados a resolver problemas. a pensar. a reflectir. a encontrar soluções. a descobrir curiosamente o mundo com o saber que podiam ter. andaram de mão em mão, do eduquês ao ensino pelo "mando". pelo "comando". como se fosse possível programar todos e cada um para parecerem que sabem por responderem certo. o problema está no saber ler a pergunta. isso ficou esquecido. por todos. aqueles dos discursos limpos e eficientes. aqueles do amor e da felicidade na escola. esqueceram-se que era preciso ensinar a compreender uma pergunta. e depois dizem-se espantados e ofendidos, surpreendidos e estupefactos com um estudo que diz que os miúdos, sim, eles, sabem menos. e não sabem pensar. estranho isto para tantos com tantas certezas absolutas. resta só isto. voltar a ensinar. que ler não é juntar palavras e que o conhecimento é fundamental para a compreensão. talvez seja uma corrente simples demais para seguir. será, talvez, necessário mais um estudo evidente daqui a uns tempos. brinquemos pois às escolas mais um pouco...

Sem comentários:

Enviar um comentário