26/05/2015

||| a cultura é a única forma de dar liberdade...


||| ... que seja sempre livre o seu pensamento professor. aprendi o mundo consigo. no passado dia vinte e cinco, jubilou. foi meu professor de teoria da história. chama-se fernando catroga. jubilou. a ele devo o pensamento livre. pensar o fim do fim da história. as aulas onde o som das suas palavras eram mais do que simples correr de frases. era o movimento do pensamento. inventem-se sempre novas palavras. a meio do discurso infinito saltava uma nova. cosmogonia. que entendam os deuses e os homens de boa vontade. pedi-lhe um dia ajuda para estudar os movimentos anarquistas em portugal. disse-me: leia padre antónio vieira. estranhei. depois percebi. disse-me a frase que guardo em mim como certeza absoluta do que sou e do que sei. a cultura é a única forma de dar, verdadeiramente, liberdade a alguém. é iluminação. não volta ao estado de onde partiu. que as suas palavras e a sua visão da história sejam ensinadas. obrigado, deste seu eterno aluno, pelo caminhos que me deu para explorar...

Sem comentários:

Enviar um comentário