12/05/2015

||| o mundo às partes...


||| ... a primeira coisa que mudava, se pudesse, era fazer regressar uma organização disciplinar que pudesse dar aos alunos uma noção de todo. eu percebo que é inconveniente. quando se ensina a ver o cenário todo tudo fica mais claro. pior do que isso, pode ensinar-se a ver e prever. por isso é melhor partir tudo em partes. dá mais trabalho e é mais difícil ver tudo quando assim se ensina. quando até, sem os velhos livros de ponto, não dá para saber em que "matéria" vai o colega que deu aulas nas horas antes. transformou-se tudo em serviços. as aulas são serviços. a cumprir. estanques. que nascem e morrem dentro da sua área de conhecimento como se nada tivessem de ligação com as outras. perdemos a noção humanista de conhecimento. perdemos a noção global da ciência. e eles, os miúdos, acham que as coisas da matemática nunca foram historicamente válidas ou inválidas. ou que as correntes literárias nada estão ligadas a noções científicas de leitura do mundo. esta cegueira terá um preço. tem já um preço. por muito que nos custe a ver a todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário